1) Aprenda a respirar. Parece estranho ouvir algo tão básico? Pois essa é a primeira indicação de que você precisa ler todo esse artigo. Quanto mais você percebe a respiração e foca em observar como está respirando, melhor será o seu nível de calma e serenidade para dominar seus pensamentos e consequentemente seus sentimentos e ações. Respire profundamente, principalmente nos momentos mais tensos quando precisar tomar alguma decisão ou estiver abalado emocionalmente.

2) Aprenda a ouvir o outro na essência. Ouvir o outro sem julgar, olhar dentro de seus olhos, respirar profundamente enquanto ouve em completo silêncio de diálogo interno, repetir para ele o que você entendeu sobre o que foi dito pedindo uma confirmação sobre o que entendeu.

3) Aceite receber uma opinião diferente da sua sobre um assunto sem levar para o lado pessoal. Aprenda a separar a opinião que recebe sobre algo que você disse de uma opinião sobre você. Aprenda também a deixar claro para o outro que você discorda do que ele disse e não da integridade ou da inteligência dele.

4) Medite ou ore logo de manhã. Agradeça por ter acordado vivo, por poder fazer várias coisas que para você pode ser banal, mas para outros não é possível. Por exemplo andar, falar, enxergar, ouvir, comer, vestir, ter um trabalho para onde ir, etc.

5) Desapegue do resultado, desapegue do controle de tudo, aceite que várias coisas que você gostaria que acontecesse podem simplesmente não acontecer. Aprenda a lidar com isso sem sofrimento. O resultado que acontecer deve servir como aprendizado apenas. Aceitar que você pode fazer o possível para cumprir seus planos e mesmo assim obter um resultado diferente ajuda a aprender com tudo que te acontece.

6) Ouça músicas que acalmam a mente. Vale desde música clássica até canto gregoriano, instrumental ou gospel. Ouça sempre que puder e enquanto ouve, observe as árvores, pássaros, plantas, peixes, crianças que estiverem ao alcance da sua visão. Sinta a energia e a vitalidade desses presentes da natureza.

7) Troque a frase “eu mereço” por “eu mereço algo que me faz bem”. Escreva uma lista com esses prazeres que não vão te engordar e nem prejudicar a sua qualidade de vida. Vale desde andar de bicicleta, tomar sol, brincar com o filho, tomar um belo banho, uma massagem, uma conversa com quem eleva sua energia ou um filme que aumente sua autoconfiança, autoestima, paz interior.

A mente calma produz mais. Gastar energia com sofrimento, raiva, culpa, ansiedade, medos sem sentido tirará sua saúde. Escolha ser senhor da sua mente. Feche os olhos e respire. Leia novamente o artigo. Decida agora viver uma vida mais leve. Isso aumentará a sua criatividade e com a economia de energia, você será mais produtivo e saudável também.

Sandra Carnevali

Sou Leader Coach, Life Coach, Analista Comportamental, Self Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Master Mind formada pela Escola de Executivos de Negócios Instituto de Albuquerque Napoleon Hill em Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz, ajudo você a descobrir o que quer, potencializar suas capacidades natas, desenvolver habilidades necessárias para alcançar uma vida plena em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Mais informações 11 94889-6938.

WhatsApp Chat
Enviar