Coaching – 11 frases que explicam a metodologia de desenvolvimento e capacitação humana utilizada por grandes líderes

No vídeo que está neste link Bill Gates dá seu depoimento sobre o quanto ter um coach o ajuda. Todas as pessoas que fizeram um processo de coaching com um bom profissional recomendam e se apaixonam pelo método. Mas afinal o que é coaching?

Para explicar eu trouxe as frases são de José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching que me treinou e estão no site http://www.ibccoaching.com.br/

1) Coaching é um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.

2) Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada.

3) Coaching implica em tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória.

4) O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

5) Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através das chamadas sessões, onde um profissional chamado Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente, também conhecido como coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja.

6)As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee.

7) O Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais diversas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos.

8) A metodologia tem como foco, provocar mudanças positivas na vida do ser humano em um curto espaço de tempo para que ele seja capaz de sair do estado A para o estado B. Essa mudança ocorre pois, o processo evidencia a pessoa quais são suas qualidades, seus pontos de melhoria, seus valores, suas crenças limitantes e aspectos comportamentais e pensamentos que precisam ser readequados.

9) O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente (Coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos.

10) O processo de Coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.O objetivo é maximizar a performance do indivíduo como um todo, na vida pessoal e profissional.

11) O Coaching auxilia no aumento da autoconfiança, no desenvolvimento do autoconhecimento, na definição das metas e objetivos do indivíduo, na eliminação da procrastinação e consequentemente, na conquista de resultados positivos e uma melhor qualidade de vida.

Como escolher o profissional ideal para definição, ascensão ou transição de carreira?

Existem vários profissionais no mercado. Escolha um que fez uma escola especializada e de confiança. Observe a carga horária dos cursos que esse profissional fez. Observe também sua trajetória profissional e tudo que ele estudou. Saiba que a pessoa não se torna coach somente por causa de um curso que fez. Os melhores profissionais já praticavam o método de alguma forma e o curso apenas o equipou com as melhores técnicas e ferramentas.

É fundamental conhecer também os depoimentos dos clientes que foram atendidos pelo profissional. De acordo com o objetivo desejado, busque analisar se a experiência como um todo do coach que você encontrou faz sentido pra você. Analise todos os cursos que ele fez. De cada um ele poderá tirar aprendizados focados na sua necessidade atual e poupará seu tempo.

Para mim a maior vantagem do coaching é que é um trabalho personalizado. Os profissionais de alto desempenho que atendo muitas vezes já fizeram vários cursos e sabem muita coisa.

Através da analise de perfil comportamental e das ferramentas de coaching conseguimos identificar exatamente o que ele precisa e juntos buscamos as melhores soluções. Isso traz clareza, poupa tempo e dinheiro gasto em cursos que talvez não seriam os melhores para ele.

No coaching há uma troca, uma soma de conhecimentos, de visão e de percepção. Eu me dedico a contribuir com a ampliação da capacidade de liderar no novo mundo que vivemos. A cada cliente que atendo aprendo mais técnicas para isso.

Se você deseja ampliar a sua capacidade de liderar a si mesmo e a outros, conte comigo. Os depoimentos dos meus clientes no meu perfil linkedin e as indicações que recebo me mostram que realmente está valendo a pena viver este propósito. No meu processo utilizo o coaching evolutivo trabalhando os sete níveis de consciência da liderança.

Também agrego a comunicação não violenta, a gestão por objetivos e resultados chave (okr) e outras ferramentas da metodologia ágil conforme o cenário apresentado pelo cliente.

EU acredito no potencial ilimitado da mente humana e na força que existe na união entre pessoas para ultrapassarem obstáculos e encontrarem soluções. Estou acompanhando o impacto das mudanças rápidas que a quarta revolução industrial tem trazido para o ser humano.

Coloco a minha experiência de vida para ajudar aqueles que me procuram a enxergarem como podem aproveitar as oportunidades que estão surgindo ampliando a capacidade de liderar e construindo um projeto de vida para os próximos anos.

Ainda não está convencido de que você merece esse investimento?

“Figuras públicas de enorme sucesso, como Oprah Winfrey, Bill Clinton, Leonardo DiCaprio, Hugh Jackman e Bill Gates, trabalham extensivamente com coaches . Mas por quê?” Neste artigo da Forbes eles colocaram 9 razões para contratar um coach .

Gostei das explicações colocadas no texto da Forbes e acrescentaria que além do que está escrito, ao decidir experimentar, devemos escolher o profissional de acordo com dois itens:

👉 o nicho que o profissional atua e se especializa constantemente (exemplo do meu caso: liderança, transição e definição de carreira);

👉 Os depoimentos dos clientes atendidos (tem vários no meu perfil).

O coach pode te ajudar a tomar as melhores decisões te ajudando a silenciar os seus sabotadores.

Para fazer um teste gratuito de avaliação dos seus sabotadores clique e acesse:

Teste gratuito de sabotadores que podem estar impactando sua tomada de decisão

Conheça meus cursos gratuitos, podcast, artigos e entre em contato comigo neste link.

Sandra Carnevali

Coach Executivo | Liderança | Carreira:Transição e Definição | Agile e OKR Coach l Analista Perfil Comportamental DISC

WhatsApp Chat
Enviar