Em alguns processos de seleção para cargos de liderança e outras vagas, muitas empresas recorrem a análise de perfil comportamental DISC, mas você sabe por que?

Desde a antiguidade os sábios buscavam compreender o comportamento humano. Os gregos atribuíam a influencia dos quatro elementos básicos da natureza – fogo, água, terra e ar.

Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.), considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da Medicina, propôs que o temperamento é moldado pelo equilíbrio dos fluídos corpóreos essenciais – predominância de sangue, bile negra, bile amarela e fleuma.

Embora esse conceito tenha sido descartado pela ciência moderna, eles descreviam padrões universais das pessoas e passaram a ser definidos como “humores”, servindo de base para a fundação da medicina grega e romana.

Foi disto que surgiu os conceitos de colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.

Depois, o psicólogo norte-americano Dr. William Moulton Marston (1865 – 1937), através de pesquisas com base em estatísticas e conhecimentos em biofísica elaborou o modelo DISC – sigla para quatro perfis comportamentais: Dominância; Influência; Estabilidade; Conformidade.

A ferramenta propõe uma série de perguntas e conforme as respostas, algumas características se sobressaem às outras e assim, são geradas várias combinações entre esses perfis.

A partir dessa avaliação é possível conhecer o perfil comportamental de uma pessoa, o que contribuí tanto para o autoconhecimento, quanto para utilização na escolha da carreira e em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A ferramenta coaching asssesment a partir do DISC passou a utilizar os nomes Executor (Dominancia), Comunicador (Influencia), Planejador (Conformidade) e Analista (Estabilidade).

Existem várias outras ferramentas de mapeamento do perfil comportamental.

Eu utilizo o coaching assessment por ser uma das mais utilizadas (DISC) ,ser certificada pela USP e UFMG com 97% de acerto ter um valor acessível.

A partir deste mapeamento podemos identificar nossos pontos fortes, pontos de melhoria, estilo de liderança, principais medos, formas melhores de receber feedback e muito mais.

Lembre-se que você não é seu perfil comportamental. Você está e pode muda-lo com algumas técnicas ou ao enfrentar algumas situações.

Quando você conhece seu perfil e sabe o que você quer, pode trabalhar no seu desenvolvimento pessoal para se tornar a pessoa que precisa ser para realizar o seu objetivo.

Mas não adianta somente ter um relatório.

O ideal é que um profissional capacitado analise junto com você e proponha um plano de desenvolvimento pessoal de acordo com seus desafios atuais e objetivos desejados.

Como você pode perceber, isso ajudaria muito na definição de carreira inclusive na fase pré-vestibular.

Em outras fases da vida também pouparia desperdiçar tempo e dinheiro em cursos e profissões que mais pra frente, você poderia descobrir que não tem nada a ver com o que você queria fazer.

Você conhece o seu perfil, dos seus líderes, parceiros e liderados?

Se ainda não fez, entre em contato comigo e experimente e se você já conhece ou quer mais informações sobre esse assunto, aproveite as dicas destes textos:

Dicas para desenvolvimento do perfil comportamental Executor e Comunicador

Dicas para desenvolvimento do perfil comportamental Executor e Comunicador

Como cada perfil comportamental pode se sabotar – identifique e vença o que está causando a procrastinação

proveite para fazer aqui Teste gratuito de sabotadores que podem estar impactando sua tomada de decisão

Descubra: Porque o coaching pode te ajudar na definição, transição e ascensão de carreira

Aprenda: Como cada perfil comportamental pode se sabotar – identifique e vença o que está causando a procrastinação

 

Conheça meus cursos gratuitos, podcast, artigos e entre em contato comigo neste link.

Sandra Carnevali

Coach Executivo | Liderança | Carreira:Transição e Definição | Agile e OKR Coach l Analista Perfil Comportamental DISC

Contribuo com os líderes para ampliar a união das equipes e a realização de seus projetos pessoais e profissionais, também ajudo na definição e transição de carreira e no desenvolvimento de líderes. Sou analista comportamental 360 e disc, business, executive e leader coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Agile Coach pelo instituto agile Brasil. OKR Coach pela Coblue. Analista de sistemas e líder de projetos ágeis certificada pela Scaled Agile Academy com mais de 22 anos de experiência realizando projetos em bancos e seguradoras liderando, treinando pessoas, atendendo clientes e administrando conflitos. Veja o depoimento dos meus clientes Ceos, Heads, Diretores, Gerentes e outros executivos no meu perfil linkedin.

WhatsApp Chat
Enviar