Estamos vivendo em um mundo que muda cada vez mais rápido.  A maioria das pessoas não foi treinada para se adaptar a velocidade das mudanças  que estão ocorrendo.

Talvez por isso, até  os mais autoconfiantes estão passando por situações onde se perguntam: “O que fazer quando não se sabe o que fazer?”.

Eu atendo desde C- levels a jovens em definição de carreira que precisam ampliar a capacidade de liderar neste novo mundo realizando seus projetos pessoais e profissionais. Esta pergunta aparece na vida de todos em algum momento.

Se ainda não aconteceu com você, prepare-se para quando ela ocorrer observando neste texto o que pode ser útil em sua jornada.

Não temos controle de tudo que nos acontece. Por isso até aquele que tem muito conhecimento, fez um planejamento e foi agindo da melhor maneira que podia cumprindo com disciplina a agenda que se deu, vai se deparar com surpresas e resultados inesperados que podem dar a sensação de que tudo que fez foi em vão.

E ai, se você já pôs em prática tudo que sabia e não conseguiu o que queria, o que pode fazer agora então?

Com base em minha própria experiência, em tudo que já estudei e aprendi ajudando muitas pessoas a realizarem seus projetos pessoais e profissionais, trouxe aqui 6 dicas que podem funcionar para você também.

1) Aprenda a selecionar e comandar a conversa dentro da sua mente

Entenda que o que você está vendo pode não ser real pois você pode estar enxergando uma situação através apenas da sua interpretação pessoal. Vários pensamentos sabotadores, crenças limitantes, preconceitos, medos e outras vozes interiores podem estar te impedindo de ver a solução de um problema.

Ou seja, você sabe o que fazer, mas pode não estar conseguindo acessar esse conhecimento por estar ouvindo outras vozes no seu diálogo interno que não te ajudam a saber o que fazer.

Ao invés de apenas observar seus pensamentos experimente fazer perguntas a si mesmo em busca de solução.

Elas variam conforme o desafio enfrentado, mas você pode experimentar se perguntar:

“Qual objetivo e resultado chave (meta) quero atingir? ”

“O que não fiz ainda e está ao meu alcance fazer agora?”

“O que fiz e posso melhorar? ”

“Do que estou com medo? Este medo faz sentido? O que posso fazer para evitar esse medo?”

“O que eu ainda não sei que se eu aprender pode me ajudar a vencer este desafio?”

2) Aprenda a ouvir as pessoas certas

Seja na vida pessoal ou profissional realizar projetos nesse novo mundo é um grande desafio e como nossa visão é limitada por vários fatores que citei na dica 1, aquele que não busca ouvir outras pessoas terá muito mais dificuldade para encontrar o melhor caminho para responder sobre o que fazer em determinada situação.

Mas escolha muito bem quem você vai ouvir. Afaste-se de pessoas negativas que só enxergam problemas e te deixam mais perdido ainda. Selecione pessoas que já passaram por desafios semelhantes e que principalmente tem valores alinhados com os seus.

Escolha alguém que não vai te julgar, condenar, desanimar mas que também não vai deixar de falar o que você precisar ouvir para resolver seu problema. As vezes esse conselheiro será um amigo,  um líder,  alguém que já passou pelo que você está passando,  um coach ou um mentor que saberá fazer as perguntas certas e encontrar a solução que mais faz sentido junto com você.

3) Se você acreditar em Deus, peça orientação divina

Se você não acredita, pode pular esse item. Mas eu tenho atendido várias pessoas que acreditam em Deus e praticam a oração de acordo com sua crença e afirmam ter recebido respostas de várias formas. Normalmente através de outras pessoas ou oportunidades que se abrem ou em sonhos ou em momentos de meditação ou contemplação da natureza.

4) Pesquise em livros, palestras e filmes histórias que possam trazer ideias novas sobre o que você está passando

Talvez seu objetivo já tenha sido alcançado ou seu desafio já tenha sido vencido por alguém que compartilhou sua historia em algum lugar  e você pode acessar esse conhecimento para criar uma solução adequada para seu momento.

5) Foque no que você pode fazer agora

As vezes você não vai enxergar tudo que pode ser feito para resolver toda sua situação, mas você pode dividi-la em pedaços menores e focar no momento presente.

Outras vezes a única coisa que poderá fazer é descansar ou sair com os amigos ou tomar um banho relaxante ou fazer qualquer outra coisa que renove suas forças para que sua mente funcione melhor.

6) Aprenda a andar por fé e não somente pelo que vê

Viver neste mundo liquido é como andar sobre as águas, temos que andar por fé e a fé, segundo o livro sagrado, vem pelo ouvir. Se você ouve somente coisas ruins sua fé será colocada sempre no negativo gerando medo e paralisia.

Na maior parte do tempo de nossa vida não saberemos com certeza o que devemos fazer e precisaremos confiar no que estamos semeando e ir ajustando conforme a colheita.

Percebo que algumas vezes essa sensação de “não saber o que fazer” nos ajuda a despertar e ampliar o uso de outros sentidos como o ouvir.

Superar situações assim também amplia nossa humildade e capacidade de questionar.

Acredite você pode sair muito mais evoluído desta situação enxergando e interpretando melhor o que te acontece..

É um grande desafio caminhar sem enxergar o caminho, mas para enxergar não basta ter olhos saudáveis, é preciso ter luz. Essa luz muitas vezes vem de alguém que aparece em seu caminho e te ajuda a enxergar o que você não estava vendo diante de seus olhos.

Se este texto te ajudou, já fico feliz de ter trazido um pouco luz para você neste momento.

Para mim seu sucesso é meu sucesso, então eu como coach darei meu melhor para criar junto com você a melhor solução.

Veja os depoimentos de meus clientes no meu perfil linkedin

E se fizer sentido pra você vamos marcar uma sessão onde podemos conversar melhor.

Para saber mais:

Dicas para desenvolvimento do perfil comportamental Planejador e Analista

PORQUE A ANÁLISE DO SEU PERFIL COMPORTAMENTAL PODE AUMENTAR O SEU PODER PESSOAL

Aproveite para fazer aqui Teste gratuito de sabotadores que podem estar impactando sua tomada de decisão

Descubra: Porque o coaching pode te ajudar na definição, transição e ascensão de carreira

Aprenda: Como cada perfil comportamental pode se sabotar – identifique e vença o que está causando a procrastinação

Conheça meus cursos gratuitos, podcast, artigos e entre em contato comigo neste link.

Sandra Carnevali

Coach Executivo | Liderança | Carreira:Transição e Definição | Agile e OKR Coach l Analista Perfil Comportamental DISC

Contribuo com os líderes para ampliar a união das equipes e a realização de seus projetos pessoais e profissionais, também ajudo na definição e transição de carreira

 

WhatsApp Chat
Enviar