A gestão por objetivos e resultados chave já está sendo usada em várias empresas por ser uma forma muito eficaz de focar seus esforços naquilo que realmente importa.

A flexibilidade de mudar o que está sendo feito, aceitando os erros como aprendizado, também é uma grande vantagem do método necessária para o mundo instavel que vivemos.

Um OKR é definido pela construção de um objetivo medido por n key-results (resultados chave).

Uma boa maneira de estruturar seus OKRs pessoais é preencher a seguinte frase:

“Eu irei______________(objetivo) e saberei se fui bem-sucedido se _____________, ____________ e  ____________________(KRs).

Você deve ir mais fundo e refletir sobre o “porquê” de seus objetivos e visões.

Por exemplo, chego à conclusão de que preciso cuidar da minha vida pessoal porque planejo me tornar pai/mãe e quero viver muito e ter tempo para criar meu filho.

Ou preciso ampliar minha capacidade de delegar para ter mais tempo para estudar ou criar um negócio ou aprender uma lingua.

Então eu escrevo o seguinte objetivo:

Tornar-se mais produtivo/equilibrado para ser uma pai/mãe presente

Tornar-se um líder mais eficaz para ter mais tempo para outros projetos

Os Resultados Chave (KRS) não devem ser etapas, marcos ou esforços, não “como você alcançará a meta”, mas “como você medirá se você alcançou a meta”. A diferença é sutil, mas muito importante.

Os #okrs devem ser sobre resultados e não sobre esforços.

Ganhar o jogo é um resultado. Esforços bem executados podem levar a resultados, mas eles também podem não resultar, e como queremos “provar” se o objetivo foi atingido, eles não podem servir como key results.

É aí que entram os planos de ação e os projetos.

No início do ano, um aspecto crucial da reunião dos OKRs do Ano Novo é planejar os esforços que empreenderá para atendê-los. O planejamento é inerentemente arriscado: meu plano de ação pode não gerar os resultados esperados e, portanto, pode precisar ser ajustado. Um bom plano de ação é baseado em uma hipótese.

Se você coloca Resultados chave mensais que podem ser medidos, pode alterar o plano de ação caso perceba que o que está fazendo não está ajudando você alcançar o resultado desejado.

Assim você passa a eliminar esforços desnecessários que só roubam tempo de sua vida.

Eu utilizo a gestão por objetivos e resultado chave #okrs também nos processos de #coaching de carreira e com aqueles que desejam ampliar a capacidade de liderar no mundo atual.

Se fizer sentido pra você, experimente.

Você pode aprender mais sobre como usar na sua equipe neste link abaixo que tem um curso básico gratuito que gravei no Êxito – Instituto Latino-Americano de Empreendedorismo e Inovação.

Acesse gratuitamente aqui curso básico Gestão por OKRS 

Você também pode ler o livro “Avalie o que importa” que traz a história de várias empresas que implantaram esta gestão.

Aproveite para ver também:

A SEMELHANÇA ENTRE TRANSIÇÃO DE CARREIRA E LIDERANÇA

14 grandes desafios enfrentados pelos líderes no mundo pós pandemia

QUAL SEDE VOCÊ QUER SACIAR EM 2022?

12 IDÉIAS PODEROSAS PARA QUEM ESTÁ PROCURANDO EMPREGO

 

 

 

 

WhatsApp Chat
Enviar