No mundo corporativo a frustração é um sentimento que se exposto, pode ser interpretado como fraqueza ou imaturidade.

Talvez isso ocorra porque o empresário que paga o seu salário te contratou para que você ajude a resolver os problemas e não seja aquela pessoa que aumenta a quantidade deles por não saber lidar com suas próprias angústias.

A frustração pode ser causada por uma sensação de ter se enganado ao pensar que podia conseguir algo e não conseguiu. Uma dor de ter recebido um “não” em relação a algo desejado.

Na filosofia a frustração é vista como um sentimento que surge por falta de autoconhecimento já que acontece por causa de esforços feitos em vão, esperando um resultado que não acontece.

Quando ampliamos nosso #autoconhecimento identificamos com maior clareza o que realmente importa para nós. Buscamos desenvolver as habilidades que precisamos para planejar e executar a parte que nos cabe fazer. Ao percebermos que fizemos tudo que estava ao nosso alcance fazer naquele momento, aceitamos o resultado obtido e aprendemos com ele. Mudamos a rota, as iniciativas e saímos mais fortes de cada “não” que a vida nos dá.

Se você está se sentindo frustrado com seu trabalho, busque entender sobre as causas. Faça algumas perguntas chave:

1) O que eu não quero mais na minha vida (pessoal e profissional)?

2) O que está ao meu alcance fazer neste momento para mudar essa situação?

3) O que tenho hoje e não quero perder?

4) Se tudo fosse possível, qual seria minha vida ideal?

5) O que preciso aceitar porque não conseguirei mudar?

6) Por que acredito que não conseguirei mudar algumas coisas?

Muitas outras perguntas podem ser feitas, essas são apenas um começo. A partir das respostas, você pode se planejar para mudar o que pode, aceitando o preço da transformação.

Antes de reclamar do trabalho e expor a sua frustração com pessoas que não podem te ajudar, busque ampliar a sua capacidade de #liderar a si mesmo e vencer a frustração trocando idéias com as pessoas que realmente podem te ajudar. A primeira delas é você mesmo.

Se fizer sentido pra você, conte comigo nesta jornada também.

Como você lida com a frustração hoje? Se fizer sentido pra você, compartilhe idéias que ajudem outras pessoas.

Se decidir expor um problema no trabalho, leve junto uma proposta de solução planejada, assumindo os riscos desta decisão. Você pode utilizar a ferramenta SWOT apontando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e depois colocar a sua proposta de solução. Já fiz isso com alguns clientes e o resultado foi uma promoção, além da implementação de algumas de suas idéias.

Na vida pessoal você também pode usar esta ferramenta e definir o planejamento do seu projeto de vida para os próximos anos.

Veja os artigos que podem te ajudar nesta reflexão:

QUAL SEDE VOCÊ QUER SACIAR EM 2022?

A SEMELHANÇA ENTRE TRANSIÇÃO DE CARREIRA E LIDERANÇA

Que tal definir metas que realmente vai cumprir despertando o “Observador” dentro de você?

Conecte-se comigo aqui, para mim será um privilégio fazer parte de sua história.

 

WhatsApp Chat
Enviar