“Não consigo fazer o que eu quero!!”

Afinal o que te impede de fazer o que já sabe que deve fazer?

Basicamente quatro passos são necessários para transformar um sonho em um projeto realizado:

1)Imaginar (criar, visualizar, listar o que quer);

2)Planejar colocando no papel uma estratégia com os passos a serem dados na direção desejada;

3)Agir com foco executando o que planejou;

4)Desenvolver a mentalidade de gratidão e resiliência para não desistir.

Isso é um ciclo que exige autoconhecimento para começar e se manter no caminho. Para conseguir isso, existem estratégias que foram usadas por várias pessoas e podem ser aprendidas.

Para começar, é preciso vencer o maior obstáculo que é gerenciar a nossa autossabotagem. O primeiro passo é identificar os pensamentos que nos paralisam. Por traz desses pensamentos existem crenças que devem ser identificadas e questionadas.

A partir da análise dos perfis comportamentais podemos identificar as formas de autossabotagem de cada um. Cada perfil costuma ter mais dificuldade em um dos quatro passos.

Então pense: para você é mais desafiador identificar o que quer, planejar, agir ou manter a mentalidade necessária para não desistir?

Para saber mais sobre os perfis comportamentais você pode entrar nos links que estão no final deste texto. Aqui vou me atentar a forma como cada perfil age contra si mesmo.

Simplificando, imagine que você tem dentro de sua mente quatro “EUS” . Você não é esses quatro “EUS”. Você é algo maior que pode se observar agindo e gerenciar os pontos fortes de cada “eu” que existe dentro da sua mente.

Liderar a si mesmo é saber usar o potencial que existe dentro de você.

O seu lado executor por ser muito focado em resultado e querer tudo muito rápido, pode te fazer pensar que não precisa se planejar, que é perda de tempo e que você já sabe o que precisa fazer. Também pode te dizer que você não precisa de ajuda nenhuma. Mas aí, por falta de planejamento e colaboração de outros, você pode acabar ficando atolado em emergências.

Seu lado comunicador pode até concordar em fazer a criação do futuro desejado e planejar, mas ao começar a executar, pode se distrair com outras idéias ou com as pessoas. Se não se vigiar, pode começar a conversar (via mídias sociais ou face a face) e esquecer de seu planejamento. Pode também, ter dificuldade de falar não para outras oportunidades e assim, começar várias e não terminar nenhuma.

Seu lado planejador é muito empático, ama servir e realmente sente o que o outro sente. Por isso, ele pode fazer com que você foque no planejamento do que os outros querem de você e não parar para pensar em si mesmo. A consequência pode ser a frustração ao perceber que só fez o que outros queriam e não parou para se perguntar o que realmente era importante para você.

O seu lado analista pode imaginar o futuro desejado com detalhes e montar uma estratégia fantástica. Porém, ele tende a ser perfeccionista e pode ficar te dizendo que você precisa estudar mais antes de começar. Como consequência, você pode ficar eternamente refinando a visão e o planejamento sem começar a agir. Ao vencer essas vozes e agir, seu lado analista ainda pode se tornar pessimista por ser intolerante aos erros.

Precisamos ter consciência sobre o percentual de influência de cada perfil em nossa mente, assumir a liderança de nossos pensamentos e comportamentos para executar os quatro passos.

O mundo V.U.C.A. é volátil, incerto, complexo e ambíguo. Repleto de mudanças rápidas, certezas temporárias e riquíssimo em oportunidades para aqueles que souberem LIDERAR.

Para viver nesse mundo é preciso desenvolver a mente de tal forma que você consiga realizar seus objetivos sem medo. Se você aumentar seu poder de conseguir cooperação do seu consciente e inconsciente e também das pessoas, seus resultados serão multiplicados.

Mas é preciso entender que o mundo mudou e tanto você, como seus filhos, clientes, liderados e parceiros de negócios não serão motivados como antigamente.

Nos vídeos abaixo te convido a aprender mais sobre os diferentes perfis comportamentais para multiplicar seus resultados coordenando os seus esforços com o de outras pessoas.

Os diferentes perfis comportamentais

Entre em contato comigo para fazer a sua análise de perfil comportamental: https://linktr.ee/Sandra_Carnevali

WhatsApp Chat
Enviar